06/05/2010

Nova Fase no Blog

Então, mais uma vez meu blog passa por profundas mudanças, como antes desencadeada por algo excepcional. Recordar é viver:

1ª fase: Blogger da Globo (Set/02 a Fev/05)

Era uma época estranha. Acho que o mais bizarro era a qualidade horrorosa dos posts. Hoje em dias as pessoas que queriam fazer testes idiotas e compartilhar pensamentos superficiais e bobocas com o mundo usam o Twitter, Orkut, Facebook ou outras redes sociais mundo afora. Naquela época você precisava de um blog para isso. Até que tudo ia razoavelmente bem, mas a Globo decidiu limitar as funções do Blogger apenas para quem era cliente da Globo.com e várias outras babaquices (típicas), então decidi que era hora de mudar.

2ª fase: Blogger/Blogspot por FTP (Mar/05 a Abr/10)

Foi quando assinei um webspace, pois tinha vários projetos em mentes, como podcasts, sem contar que eu precisava de um espaço para backup de fácil acesso. Eu já tinha o domínio bartrabelo.com há algum tempo, juntei o útil ao agradável. Por todo este longevo período que durou mais de cinco anos minhas postagens no meu blog e todos os outros sites que criei eram facilmente gerenciáveis pelo Blogger/Blogspot com upload por FTP (lento, porém confiável). O mundo ia bem e a vida era bela, até que a Google decidiu encerrar o suporte ao FTP.

3ª fase: Blogger/Blogspot (Mai/10 até...?)

Imediatamente pesquisei outros serviços similares aos Blogger, mas basicamente todos são a mesma coisa. Quebrei a cabeça, mas não tinha jeito - eventualmente aceitei o inevitável. Meu único erro foi acreditar que a ferramenta de migração da Google faria a transição sem problemas e de forma amigável e suave, como eles prometiam. Ledo engano, foram dias de dores-de-cabeça para conseguir transformar novamente o meu site em algo que me satisfizesse. Sugestão pessoal? Sempre façam tais migrações de forma manual, mantenham backup de tudo. Tudo tudo tudo, cada arquivo, cada gif, tudo.

Enfim, não tenho mais links. Depois quando tiver mais tempo preparo uma página "memorial" ao meu antigo blog com meus links antigos e disponibilizo aqui.

P.S.: desnecessário dizer que um dos maiores problemas foi manter os meus seguidores do Google Friend Connect, né? Cuidado quando alguém disse que é moleza, provavelmente a verdade é diametralmente oposta.

Nenhum comentário: